Tenho o prazer de apresentar um jogo de percurso, que fui matutando para que fosse um jeito divertido de refletir sobre como agir positivamente em inúmeras situações quando nos encontramos em locais de mata preservada. Durante alguns anos, fui amadurecendo idéias para selecionar situações reais e ações adequadas para preservar as matas, de modo que continuem encantando as futuras gerações.

Minhas experiências como amante das matas brasileiras, professora de índios que as habitam e de muitos alunos urbanos que acompanhei e orientei para que as fuçassem em estudos práticos foram determinantes para a seleção das situações. Como essas vivências nas matas geralmente acontecem em grupos, as situações envolvem interações entre os “aventureiros” e por isso, no jogo, se valorizam também a solidariedade e o respeito às diferenças.

Acredito que isto tudo é muito mais eficiente e agradável em um jogo do que ditar regras para atitudes que devemos ter com o meio ambiente. Esta foi a motivação inicial e assim surgiu este jogo de Educação Ambiental. É destinado a crianças de 8 a 11-12 anos, que podem jogar entre si e com adultos que também desejam se divertir e obter mais informações sobre a Mata Atlântica, o cenário escolhido.

O jogo tem vários pontos nas trilhas em que os jogadores, ao pararem ali, são apresentados a situações e atitudes, com o respectivo prêmio ou penalidade. As atitudes positivas ajudam a avançar o jogo e as inadequadas, o atrasam.

Tive sorte de encontrar a artista Fernanda Castanho, que também conhece a Mata Atlântica e desenhou de uma forma linda minhas idéias para o tabuleiro e a empresa Ludens Spirit, que topou comercializar o jogo, agregando várias sugestões que o tornaram mais bacana e divertido.

Convido todos a conhecerem o jogo, uma sugestão para se divertirem e presentearem crianças e jovenzinhos. O material é atóxico e muito prático para transporte. No outro lado do tabuleiro, encontra-se outro jogo de tema ambiental também, de autoria da própria Ludens, bem divertido. O objetivo é se descobrir, a cada situação, quem jogou lixo em local inadequado. Os dois jogos, na mesma embalagem, podem ser encontrados por um preço em torno de R$55,00 reais em lojas de Pinheiros, Vila Madalena, Vila Mariana e vários outros bairros. A lista completa das lojas em todo Brasil está no site da Ludens: www.ludensspirit.com.br.

Para qualquer dúvida, crítica ou sugestão, por favor, não me deixem de fora: teresinha@atitudeconhecimento.com.br